segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Amo muito tudo isso!


Chega a ser irônico(irônico até demais), mas é esse o título, mesmo. Quem lê este "diário" (uma meia dúzia de 7 ou 8, e minha mãe não está nesta lista) sabe que eu adoro música. Nem sei quando isso começou, mas sei quando se estabilizou. No Rio de Janeiro existia uma rádio que tocava rock'n'roll. Rock de verdade, tão de verdade que dava até pra reclamar das "modinhas" e talz. Em tempos de tanta música "estranha", eu até sinto falta de ser chamado de "gueri" por ouvir o que era mais pop.

Mas toda essa enrolação é só pra dizer que nunca me imaginei escrevendo sobre - na minha humilde opinião - a Maior Banda de Todos os Tempos: O Nirvana.
Com certeza qualquer um que conheça um pouco de cultura pop, conhece esses três distintos cavalheiros da foto. Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Ghrol formaram um dos maiores ícones dos anos 90.

É impressionante o que se pode falar de uma banda que entrou pra história com um tempo relativamente curto de atividade. Esses carinhas de Seattle conseguiram vencer o (pré)conceito de um vocal bonitinho, e se firmar pelas idéais. Acho que ficaria eterenamente falando sobre isso. Mas o que me levou a vir aqui e dar minha cara à tapa opinando sobre tal grã-banda, foi o DVD que adquiri.

O DVD, uma compilação de apresentações acontecidas na Costa Oeste dos EUA, e gravações de ensaios de estúdio, dão exatamente a dimensão da vibe com aqueles três caras tocaram durante os maravilhosos 6, 7 anos que nos brindaram com sua produção conjunta...

É incrível o vídeo de "School", no fim Krist discursa e o Kurt durante um solo de batera, com Dan Peters mandando ver, Kurt quebra a guitarra. sobe em tudo e pula de lá. É meio cômico, mas é demais ver toda uma vibe que se foi. Também é demais o vídeo de "Big Cheese" no estúdio da Rhino Records com Chad Channing e um segundo guitarrista [:o Jason Evermann. Neste mesmo estúdio, talvez no mesmo dia, no Youtube, achei outro dia um vídeo da Negative Creep que é simplesmente f...

Daí fico pensando... Como uma vibe daquela se perdeu e nunca mais voltou? Onde foi parar o amor?A loucura? O que aconteceu com meu rock'n'roll (citando Black Rebel Motorcycle Club)?

Sabem...Eu queria uma vibe dessa pra minha banda...Será que vende lá na casa do Ronald?

2 comentários:

Matuto disse...

Eu tenho um certo problema com essa "idolatria" ao Kurt Cobain, mas admito que ele talvez tenha sido o maior icone musical dos anos 90 influenciando toda uma geração, inclusive a minha de uma certa forma.
O nirvana era uma banda única que descobriu aquele algo a mais que todo musico procura.

Anônimo disse...

poxa, hj em dia naum se escuta mais nirvana em radio nenhuma, somente na "finada" radio cidade (posso dizer que somos orfaos de uma radio que foi comprada pra tocar outro tipo de musica, e onde tambem o dinheiro falou mais alto)... e nem vou falar que concordo com o texto e com o rapha, pois ao escrever sobre a radio cidade jah estou concordando ha mto tempo...
gostei da citaçao ao brmc, mandou bem...