quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

E tudo torna outra vez...

Mesmo com a parada para o carnaval, me vi disposto a falar sobre esse tema... Por falar em sistema, do post abaixo, eu falo hoje do sistema prisional... Entendo que o Brasil tem altos índices de violência. Crimes cometidos ,inclusive, por menores de idade. Porém não vejo como solução a redução da maioridade penal. Se toda vez que a elite sangrar houver uma alteração destas no código, haverá uma banalização do processo. Daqui a pouco o que vai acontecer é que se um menino de 8 anos for empurrado por seu coleguinha da mesma idade, irá se cogitar a redução da maioridade penal para os 8 anos. O que eu gostaria que houvesse é o fim da impunidade. o que aumenta a criminalidade não é o fato deser menor ou não e sim a impunidade ou essa punidade permissiva que concede uma série de direitos a criminosos que já não estão inseridos nos "padrões". O que não pode continuar havendo é um sistema prisional em que um condenado saia da cadeia em 1/3 da pena para o regime "semi-liberto" um sistema que pune crimes hediondos com no máximo 30 anos. E um país que exclui os seus e abriga com carinho aos xenos . Eu não posso imaginar a dor daqueles que perderam entes seus como os familiares de João Hélio (espero que seu sofrimento seja atenuado logo). Porém, mais que a proposta veiculada na mídia, inclusive por eles, eu sou a favor do fim da impunidade, de penas maiores, mais duras e mais restritivas. Acho muito boa a opção do Congresso de aumentar apena daqueles que envolvem menores. O sistema de readaptação socioeducativo está falido e todos nós sabemos disso... então pra que escamotear? Encaremos logo com pré-prisão e que os garotots sejam julgados de forma que se não tiver terminado o tempo de pena a uqe foi condenado termine sua pena na penitenciária... Enfim sugestões de um cidadão que tenta ver de uma forma "nãomuitocomum".

Nenhum comentário: